Opinião: Ferramentas digitais e novas tendências de consumo no turismo

Vinícius Taddone*

 

O turismo, assim como outros mercados, vive uma fase de transformação profunda, impulsionada por ferramentas digitais e novas tendências de consumo em uma sociedade cada vez mais conectada.

A digitalização trouxe uma série de inovações que facilitam a vida dos viajantes.

A presença de tecnologia em todos os aspectos das viagens, desde o planejamento até a execução, revolucionou o setor. Com fácil acesso a informações, imagens, relatos e avaliações de serviços, os viajantes podem antecipar e melhorar suas experiências de viagens.

Nos últimos 20 anos, a tecnologia tem sido um motor de crescimento no turismo, com a ascensão de agências de viagens online que puderam ampliar a sua base de clientes. Mas o impacto das tecnologias digitais não para por aí.

Os pagamentos digitais, por exemplo, estão simplificando as transações de viagem. Uma pesquisa da Visa revela que 70% dos turistas preferem métodos de pagamento sem contato, como o Apple Pay e Google Wallet. E a crescente tendência do uso de Inteligência Artificial (IA) também está redefinindo o mercado de turismo.

Assistentes virtuais e chatbots estão proporcionando experiências mais personalizadas, oferecendo recomendações e suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma tecnologia que permite, se bem utilizada, aumentar a satisfação e fidelização dos clientes.

Além disso, a hiperautomação, que combina IA e automação de processos robóticos (RPA), possibilita a otimização de processos e operações mais ágeis e eficientes. Empresas que adotam essa tecnologia registram um aumento de 30% na eficiência operacional. Isso inclui desde a gestão de reservas até o atendimento ao cliente, reduzindo o tempo de resposta e minimizando erros humanos.

Diante desse novo cenário, os CRMs inteligentes estão se tornando uma importante ferramenta de análise de dados. Através deles, é possível prever tendências de consumos e segmentar clientes com base em seus comportamentos e preferências, possibilitando o aumento da taxa de conversão em até 20% devido a possibilidade de criar campanhas de marketing personalizadas.

Segundo dados da Epsilon, 75% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas. No turismo, isso significa desde recomendações de destinos baseadas em preferências pessoais até itinerários personalizados.

Portanto, é fundamental que as empresas utilizem os dados obtidos para entender melhor seus clientes e oferecer experiências sob medida.

Ao investir em uma comunicação estratégica e eficiente de marketing digital, elas estarão melhor posicionadas para atender as demandas atuais e futuras dos clientes, que as ferramentas digitais são capazes de antecipar, consolidando assim sua liderança no setor.

 

*Vinícius Taddone é diretor de marketing e fundador da VTaddone® www.vtaddone.com.br


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