Evento que ocorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto pode
impulsionar movimento em estabelecimentos
Os donos de bares e restaurantes esperam com ansiedade a
chegada dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam nesta sexta-feira (26). O
evento é uma oportunidade para que os estabelecimentos de alimentação fora do
lar adotem estratégias para atrair mais clientes a assistirem às modalidades.
O consumo de transmissões esportivas em bares e restaurantes
geram um impacto positivo para muitos estabelecimentos. Um exemplo disso é uma
pesquisa realizada pela Abrasel em 2022 sobre a expectativa de faturamento do
setor para a Copa do Mundo do Catar. À época, em comparação a uma semana
normal, o faturamento cresceu 30% nos dias de jogos do Brasil. Com o fuso
horário de Paris, cidade que sediará as Olimpíadas, sendo 5 horas à frente do
horário de Brasília, as disputas ocorrerão entre 3h e 18h.
Em um cenário delicado em que se encontra o setor — pesquisa
da Abrasel indicou que quase dois terços dos estabelecimentos (64%) não tiveram
lucro no mês de maio — as Olimpíadas podem ser utilizadas como estratégia para
atrair o público para acompanhar os jogos nos bares e restaurantes.
“As Olimpíadas costumam movimentar mais os bares,
principalmente aqueles que já transmitem outros jogos esportivos”, diz Jorge
Mendes, proprietário do Bar DuWiFi em Natal/RN. “A transmissão das disputas
olímpicas aumenta o movimento do estabelecimento, e neste ano eu acredito que
pode ser cerca de 10% maior que em um dia comum”, completa.
Já para André Carvalho, do bar O Concorrente, em Brasília, a
expectativa é principalmente pelos esportes coletivos. Segundo ele, as
modalidades como vôlei tem apelo maior para trazer mais clientes ao
estabelecimento do que as disputas individuais.
“Uma terça-feira comum com uma partida importante de vôlei,
por exemplo, se torna um dia diferente. Você pode até dobrar o seu faturamento
para estes grandes eventos. Já em esportes individuais, as disputas são muito
rápidas, portanto, não atraem muitas pessoas”, analisa.
Em uma realidade com muitos empresários trabalhando em
prejuízo, eventos como as Olimpíadas podem levar muitos clientes aos bares e
restaurantes, inclusive nos dias de semana. Uma importante estratégia que pode
ser adotada pelos empreendedores, é adotar as melhores ferramentas de divulgação para levar os
consumidores aos estabelecimentos durante os dias de jogos. Porém, existem
outras ações que podem ser consideradas:
"Os Jogos Olímpicos oferecem uma excelente oportunidade
para que bares e restaurantes atraiam mais clientes e aumentem seu faturamento.
Para isso, é fundamental adotar estratégias eficazes de engajamento. Mas é
preciso cuidado para não usar símbolos oficiais sem autorização, assim como
acontece na Copa do Mundo, pois isso pode trazer dor de cabeça”, explica José
Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel.
“A divulgação nas redes sociais também é crucial: anunciar
os horários dos jogos, promoções especiais e eventos temáticos pode atrair um
público maior. Outra ideia é oferecer cardápios especiais ou promoções durante
as competições, incentivando os clientes a permanecerem no local”, finaliza
Camargo.